Pular para o conteúdo principal

O pior já passou ou vem por aí?

O que vai abaixo é o artigo do autor destas Entrelinhas para o Correio da Cidadania. Como sempre, em primeira mão para os leitores do blog.

A semana que passou foi das mais agitadas nos mercados de capitais do mundo inteiro. Mais uma leva de más notícias, desta vez com origem na União Européia, derrubou as bolsas de valores. A de São Paulo caiu quase 7%, aos 51 mil pontos, índice que levou o Ibovespa para o patamar do final do ano passado.

Não é fácil acompanhar a tal crise financeira internacional, iniciada em agosto de 2007 a partir dos problemas no mercado habitacional dos Estados Unidos. Vários bancos americanos e europeus já quebraram e outros apresentaram prejuízos bilionários. A leitura dos analistas econômicos não ajuda muito, pois eles se dividem basicamente em duas correntes: a dos que acha que o pior ainda está por vir e a dos que acredita que a situação já começou a melhorar e que os "espirros" no mercado financeiro são os últimos lances da crise.

A verdade é que os economistas de ambas as correntes não têm muito como fazer previsões acuradas sobre o futuro. As principais informações necessárias para tal análise – o volume de perdas que os bancos e financeiras em geral ainda devem apresentar – não estão disponíveis para ninguém, são segredos dos dirigentes de cada instituição afetada pela crise.

Até agora, como se sabe, o Brasil escapou praticamente incólume do terremoto que abalou as estruturas do sistema financeiro mundial. Se prevalecer o cenário de "fim de crise", os brasileiros terão muito o que comemorar, pois dificilmente haverá tempo para que o país seja atingido de forma mais contundente. Neste caso, as consequências políticas são óbvias: cresce muito a chance do presidente Lula fazer o seu sucessor em 2010. Se, no entanto, os problemas se agravarem na Europa e Estados Unidos, inevitavelmente a crise vai chegar aqui. Com que alcance e magnitude, só Deus sabe. Quem diz que sabe, na verdade está chutando. Não há como saber.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), seria um óbvio beneficiado pelo agravamento da crise externa, pois se apresenta ao público como um líder experiente, que saberia como lidar com um período de turbulência na economia.

Na semana passada, Serra fez várias críticas à política econômica e esboçou algumas idéias sobre o que faria se estivesse lá, governando o Brasil. A principal dessas idéias é a tese de que é preciso diminuir o gasto público e criar uma "Lei de Responsabilidade Fiscal" para a União. Serra conta com a ingorância do povaréu quando fala coisas assim. Infelizmente para ele, a população é menos idiota do que ele julga ser. Cortar gasto público significa, na cabeça de um tucano, cortar o Bolsa Família, suspender obras públicas, limitar o aumento do salário mínimo nos próximos anos, enxugar a máquina estatal (ou seja, demitir servidores). Este é o coração da proposta do pré-candidato do PSDB à sucessão de Lula. Se o PT for minimamente competente, conseguirá mostrar na campanha o significado do economês rebuscado de José Serra. Neste caso, as chances do governador paulista conseguir fazer a sua obsessão – ser presidente do Brasil – virar realidade serão severamente reduzidas.

De toda maneira, a verdade é que se hoje o cenário se mostra muito favorável ao PT e a Lula, só no final de 2009 e que será possível perceber o alcance da crise financeira internacional e as consequências políticas aqui no Brasil. Até lá, o presidente continua surfando na sua popularidade monstruosa, especialmente no Nordeste. Na semana passada, em um evento no Rio, um homem pediu a Lula "que salvasse o Vasco da Gama". Alguém achou que era brincadeira, mas o rapaz falava sério. O povão já está começando a achar que se algo vai muito mal, o melhor a fazer é chamar o Lula. Enquanto isto, Serra fala em corte de gastos públicos. Como se vê, o Brasil é um país engraçado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe