Pular para o conteúdo principal

Boa observação de leitor

Por e-mail, o leitor deste blog Renato Calado Siqueira envia a mensagem abaixo, acompanhada da matéria publicada na Folha de S. Paulo nesta quarta-feira. Tinha passado batido pelo autor destas Entrelinhas, mas está corretíssima a análise do leitor. É evidente que a diminuição do IPVA não é nem de longe uma vontade do governador José Serra, mas apenas decorrência das particularidades do mercado de automóveis usados. Ora, o preço de venda deste tipo de carro despencou, logo o imposto cai junto, pois é calculado em função do preço. É bom para a candidatura Serra? Sim, é bom, mas o eleitor é mais esperto do que se imagina, vai perceber direitinho que o governo não fez patavinas para que o imposto caísse. Como diz o ditado, quando a esperteza é grande, come o esperto...

Luiz, a materia abaixo dá a entender que o IPVA vai baixar em SP em 2010 mas na verdade o que baixou mesmo foi a base de cálculo do IPVA, que é o valor dos veículos. Será isso mesmo ou é implicância minha?? Por um momento pensei que a FOLHA estava criando um fato positivo para o Serra... tipo, tirando leite de pedra.


IPVA de 2010 cairá entre 10% e 15% em São Paulo

O valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) dos carros usados licenciados no Estado de São Paulo, a ser pago no início de 2010, será entre 10% e 15% menor do que o pago no início deste ano, informa Marcos Cézari, em reportagem na edição da Folha desta quarta-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

O lado negativo, no entanto, é que, como o imposto é calculado sobre o valor dos veículos no mercado, significa que o patrimônio do contribuinte está valendo menos, diz a reportagem.

A redução no imposto reflete o corte no IPI dos carros novos, medida adotada pelo governo para combater os efeitos da crise econômica iniciada em setembro de 2008.

A Folha tomou por base o preço de alguns veículos e verificou que, na maioria dos casos, a queda fica entre 10% e 15%. Os carros mais "novos" (com um a três anos de uso) tendem a ter quedas maiores devido à desvalorização natural nos primeiros anos de uso. Já os carros mais "velhos" (acima de cinco ou seis anos de uso) tendem a ter quedas menores porque o preço desses veículos "cai menos" com o passar do tempo.

A Secretaria da Fazenda paulista ainda não sabe de quanto será a queda média do imposto a ser pago entre janeiro e março de 2010, uma vez que os dados para estabelecer a média de preços ainda estão sendo compilados e serão divulgados no dia 30 deste mês.

Comentários

  1. A imprensa está garimpando notícias favoráveis ao zé pedágio... eles sabem que ano que vem é tucano assado ao molho de ervas.

    ResponderExcluir
  2. No vamos a esquecer os sonhos do irmão Elton, espero que un dia em Porto Alegre seja dedicado em memória desse martire do MST.
    Eu no vou parando de sonhar em um pais + justo com:
    -saúde
    -educação
    -trabalho
    PARA TODOS!!
    NO a criminalizar o MST
    SIM a uma "verdadeira" reforma agraria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe