Pular para o conteúdo principal

DDA ou BBB?

Abaixo, outra matéria do Valor de quinta-feira que merece ser lida para todos os que estão pensando em registrar-se no novo sistema de débito eletrônico oferecido pelo sistema bancário. A reportagem é boa, mas o editor não percebeu que o lide era outro, havia um enfoque muito melhor para o material apurado pelo repórter. Afinal, está lá explicadinho que o interesse dos bancos é a informação, e não a economia de custo que o sistema vai proporcionar. Informação sobre a vida financeira das pessoas (e empresas) que se cadastrarem, pois será possível perceber não apenas os valores pagos, mas se estão em dia e quem está recebendo. O tal DDA, portanto, tem mais a cara de um sistema do tipo "Big Brother", em que os bancos poderão calibrar a oferta de crédito de acordo com o perfil dos clientes. Para quem paga tudo em dia e gasta bastante, uma maravilha. Já para quem luta para fechar o mês, o melhor é ficar no velho e bom boleto de papel...


Boleto digital leva bancos a corrida por clientes

Fernando Travaglini, de São Paulo

Os bancos iniciaram uma corrida pela conquista de clientes para o recém-criado mercado de boletos eletrônicos. As informações geradas pelo sistema de Débito Direto Autorizado (DDA), que entrou em vigor na segunda e permite o pagamento de contas de forma totalmente eletrônica, valem ouro para as instituições, abrindo novas e promissoras possibilidades de negócios financeiros.

Não se trata apenas de economizar com o custo de impressão e postagem do título de cobrança em papel - esse é o impacto menos relevante da novidade. Os bancos que conseguirem registrar o maior número de clientes em seus sistema DDA terão maior poder de barganha para negociar a gestão do caixa de empresas, o que inclui sistemas de cobrança e recebimento.

Por outro lado, os bancos passarão a ter acesso a todas as informações de pagamento dos clientes cadastrados na sua base, independentemente do banco que emitiu o boleto. E isso criará uma ferramenta poderosa de análise de crédito. Hoje, cada banco só consegue visualizar os dados de pagamento de títulos das empresas que usam o seu serviço de cobrança.

Assim, quanto mais clientes cadastrados na sua base, mais informação os bancos acumulam em seus bancos de dados, seja para análise de crédito, seja para definição de estratégias de negócios. Isso explica toda a corrida e investimento para registrar o maior numero de clientes. "A informação tem muito valor", diz o gerente da Diretoria Comercial do Banco do Brasil, Sidney Passeri.

O BB diz que já está chegando em 500 mil clientes cadastrados. O Bradesco fala em 415 mil e o Itaú Unibanco passou de 300 mil. A soma dos três maiores bancos do país já supera o número consolidado divulgado pela Febraban, na segunda-feira, de 1 milhão de cadastrados. Uma atualização oficial dos dados só será feita em algumas semanas pela federação que reúne os bancos.

O investimento em publicidade para conquistar adeptos é pesado. Só o Bradesco, que foi o primeiro a fazer anúncio na TV, investiu R$ 8 milhões em anúncios, um valor "muito representativo", segundo o diretor de marketing Luca Cavalcanti. "Fizemos um filme de um minuto, que é uma mídia cara, e com entrada em horários nobre", diz.

Os executivos dos bancos explicam o que as informações geradas pelo DDA representam estrategicamente. "Hoje vejo quem paga em dia as cobranças do Banco do Brasil. Agora, surge outra dimensão, porque vejo se o sacado eletrônico cadastrado no DDA do BB paga em dia todas as suas faturas. Terei uma visão de crédito completa dele. Essa é uma informação diferente para análise de crédito", completa o executivo do banco estatal.

Segundo ele, "saber quem paga e para o que paga" faz parte hoje da inteligência de mercado. "Alguém que paga um plano de saúde de R$ 1,8 mil tem alto poder aquisitivo. Podemos criar estratégias para diferenciar as pessoas pelo potencial de consumo e oferecer outros produtos específicos para cada segmento", diz.

Mas o valor da informação não fica restrito ao varejo. Com uma empresa usando os serviços de cobrança, como a gestão de pagamentos e recebimentos ("cash-management") cadastrado no banco, as instituições financeiras passam a ter uma visão mais completa do fluxo de caixa de cada companhia e, por consequência, dos seus faturamentos e recebimentos futuros.

Esse conhecimento é fundamental para o banco definir os limites de crédito para a empresa, especialmente as pequenas e médias, cujas demonstrações financeiras não são tão apuradas. "Essa informação é usada como garantia de crédito e pode levar a reduções dos spreads das linhas", diz Sandra Boteguim, diretora de produtos pessoa jurídica do Itaú Unibanco.

Nesses casos, a grande vantagem é que com o DDA as cobranças serão registradas automaticamente. Hoje, muitas empresas não registravam suas cobranças nos bancos, emitindo boletos sem cadastrar os dados no banco. A companhia adquire um software do banco, com dados já configurados e ela mesma imprime e envia a cobrança, como é o caso, por exemplo, dos condomínio e até de muitas escolas. O banco só fica sabendo da conta na hora do pagamento.

Em média, o percentual de títulos emitidos pelas próprias empresas fica na casa dos 40%, mas em alguns bancos, pode atingir 70% do total de boletos. Com o DDA, a tendência é de migração de boa parte para o sistema automático, daí o esforço das instituições financeiras em atrair as empresas para o novo modelo de cobranças. "Haverá um controle mais efetivo do fluxo se a cobrança do cliente for feita pelo banco, o que facilita o desconto de recebíveis", diz Paulo de Tarso Monzani, diretor da área de comercialização de produtos e serviços do Bradesco.

A cobrança é algo praticamente exclusivo do Brasil, um sistema sofisticado construído ao longo de décadas. Segundo a diretora do Itaú, o modelo hoje é tão complexo que seria muito difícil começar algo assim do zero.

Na corrida por clientes do DDA, os bancos também estão agregando serviços para se diferenciar, já que esse produto é uma "commodity". O Santander integrou os limites do cheque especial - com dez dias sem juros - e do capital de giro para cobrir eventual falta de saldo na conta do devedor na data do pagamento. "O prazo da cobrança, agora, pela agilidade do DDA, pode ser mais curto. Pode entrar num dia e cobrar no outro. Por isso oferecemos dez dias sem juros para cobrir um eventual problema de caixa que o cliente tenha", disse Leonardo Ribeiro, superintendente de Produtos do Grupo Santander Brasil.

Já o Banco do Brasil está em fase final de teste de um sistema de desconto de duplicatas de maneira eletrônica para fornecedores de grandes empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe