Pular para o conteúdo principal

Governador Roberto Requião defende
controle do câmbio para enfrentar a crise

O que vai abaixo é uma entrevista do autor deste blog com o governador do Paraná, Roberto Requião, publicada no DCI. Na íntegra para os leitores do Entrelinhas.

Câmbio controlado e aumento nos gastos públicos - inclusive em custeio. Esta é a receita do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), para o Brasil enfrentar a crise econômica mundial e evitar que os problemas se agravem no País. "O controle do câmbio é uma medida a ser tomada. E além disso, temos de investir pesadamente em infra-estrutura. O governo não pode diminuir gastos. Temos de compensar a diminuição de atividades do setor privado e continuar a cuidar do salário dos trabalhadores", afirmou Requião, em entrevista exclusiva ao DCI.


O governador do Paraná participa hoje, no Rio de Janeiro, do Fórum Governadores 2008, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Requião falará aos empresários da ADVB sobre "O Brasil que nós queremos" e certamente deverá abordar questões relacionadas ao momento delicado pelo qual passa a economia internacional. Segundo Requião, Barack Obama vai trabalhar para resolver os problemas dos americanos e para manter a hegemonia econômica dos Estados Unidos. "Eu não acredito que ele tome medidas para resolver o problema do Brasil, do México, do Equador, país que, aliás, está dolarizado, nem moeda tem mais", diz o sempre polêmico Roberto Requião.

Leia a seguir os melhores trechos da entrevista, concedida ontem, por e-mail.

DCI: Como o senhor avalia a crise financeira mundial? Que medidas acha que o presidente eleito, Barack Obama, tomará para tentar reverter o processo de recessão/depressão nos Estados Unidos?

Roberto Requião: Barack Obama se elegeu presidente dos EUA. Temos de parar de pensar que ele é uma espécie de Pai Thomas, preocupado com os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento do mundo: ele vai tomar medidas para manter a hegemonia dos EUA na economia mundial, para manter o dólar como moeda única e lastro de todos os países. Barack estará fundamentalmente preocupado com os EUA, eu não acredito que ele tome medidas para resolver o problema do Brasil, do México, do Equador, país que, aliás, está dolarizado, e nem moeda tem mais. Foi dito que a eleição dele foi fantástica, uma conciliação dos EUA consigo mesmos, melhorou a imagem dos EUA no mundo, mas não acredito que o presidente tome atitudes imediatas que não sejam exclusivamente para proteger os interesses do país.

DCI: Até agora, a crise teve efeitos limitados no Brasil, se comparados aos do resto do mundo. O senhor acha que as turbulências afetarão o País de maneira mais contundente em 2009? Que cenário vislumbra para a economia nacional?

Requião: Até agora, do ponto de vista do Estado do Paraná, não temos problemas, temos uma superarrecadação, um excesso de arrecadação. Mas a crise já chega. Nós prevíamos para novembro a criação de 12 mil empregos novos; nós criamos 161 mil empregos este ano, um recorde brasileiro em relação à população do estado. E na verdade se registraram apenas 4 mil novos trabalhadores com carteira assinada. No entanto, nós tivemos a manutenção da criação de empresas - 4 mil novas empresas registradas na junta comercial. A Volvo demitiu 440 trabalhadores. A queda do valor das empresas paranaenses foi fantástica. A única empresa que não perdeu foi a Companhia Paranaense de Energia Elétrica, que na crise ainda conseguiu subir 1,4%. Eu acredito que não é um cenário azul. O estado não terá grandes alterações no ano que vem. Temos o Fundo de Desenvolvimento Urbano, as reformas que tínhamos de fazer na educação e na saúde já foram feitas, hospitais foram fundados, e o importante não é diminuir despesas e custeios, pois isto significa diminuir despesas com educação, com saúde e com segurança, e estabelecer uma série de hierarquização de investimentos - investimentos que tenham um efeito multiplicador na economia.

DCI: O senhor acha que o governo está tomando as medidas necessárias para minimizar os efeitos da crise no País? Se estivesse no comando da política econômica, que medidas o senhor tomaria?

Requião: O governo federal está tentando tratar uma pneumonia com aspirina. As medidas não estão incorretas, mas elas estão em doses muito pequenas. O presidente Lula liberou o depósito compulsório dos bancos, e eles investiram em letras do Tesouro, não repassaram para a economia. Controle dos empréstimos, do câmbio, nós perdemos mais de R$ 7 bilhões de dólares na entrada e na saída, embora a entrada tenha se mantido constante, e num volume razoável. Portanto, o controle do câmbio é uma medida a ser tomada. E além disso, temos de investir pesadamente em infra-estrutura. O governo não pode diminuir gastos: temos de compensar a diminuição de atividades do setor privado e continuar a cuidar do salário dos trabalhadores. Afinal, um dos aspectos desta crise é uma superprodução sem salários para dar conta dela. Mas precisamos continuar a alimentar os salários para que a economia possa andar.

DCI: O Paraná está preparado para enfrentar os efeitos da crise? Que medidas já foram tomadas?

Requião: O Paraná está preparado para enfrentar os efeitos da crise. O Paraná tem tomado atitudes no caminho certo. Isentamos as micro e pequenas empresas de qualquer tipo de imposto, nós criamos um fundo de aval para o financiamento dos agricultores, o Paraná tem um programa de irrigação noturna das 21h às 6h, com desconto na eletricidade rural, que já é barata, de 75% para os agricultores. O Paraná tem uma série de medidas que culminam agora com a redução dos impostos sobre aquilo que o povo compra, os bens de consumo de salário: 95 mil itens estão tendo a tributação diminuída, de 25% e 18% para 12%, e uma compensação em impostos que incidem sobre as pessoas mais ricas é uma justiça tributária. E este é um dos caminhos que o Brasil pode tomar: a redução de impostos que recaem sobre a população mais pobre.

DCI: Em 2009, além da crise, estão na agenda do Congresso as reformas política e tributária. Sobre a primeira, o que, no atual sistema político, o senhor avalia que deveria ser modificado? É favorável ao fim da reeleição?

Requião: A reforma tributária do governo federal é uma reforma neutra, mas ela agiliza a cobrança, ela é bem engendrada. O Paraná vota a favor da reforma tributária. Agora, a reforma política é conversa mole, isto não muda nada, despolitiza o País, acaba com a discussão de temas que não podem ser temas de uma região ou de uma cidade, como a educação, a saúde pública, a independência do Brasil. A reforma política proposta é a reforma política do consenso de Washington. É a despolitização do processo eleitoral e político brasileiro. Eu já fui favorável ao fim da reeleição; hoje, não mais. Quatro anos é muito pouco para um governo. Eu peguei um estado quebrado, levei três anos arrumando, e tinha um ano só para trabalhar; hoje eu estou conseguindo, em meu segundo mandato, completar isso tudo. É necessário um mandato mais longo ou a reeleição. O resto é demagogia.

DCI: Sobre a reforma tributária, o senhor acha que é possível aperfeiçoar o texto do relator Sandro Mabel e aprová-lo em 2009?

Requião: O texto da reforma tributária nós discutimos com o Mabel. No Paraná, estamos votando e recomendando o voto na reforma tributária.

DCI: O PMDB saiu fortalecido nas eleições deste ano. Em 2009, certamente começa o debate sobre a eleição de 2010. Hoje, o PMDB está aliado com o presidente Lula, mas já há no partido lideranças que defendem o lançamento de candidatura própria -o senhor mesmo já foi apresentado como possível presidenciável- ou ainda uma aliança com o PSDB, em torno de José Serra. Qual a sua opinião sobre os rumos do PMDB em 2010?

Requião: O PMDB saiu fortalecido nas eleições deste ano, o partido tinha de pensar em se coligar com o PT. Não pode fazer uma coligação pela direita. O PT tem as suas mazelas, nós temos muitas, talvez muito mais que o PT. Mas nós tínhamos de reunir o PMDB e o PT nesta visão de centro-esquerda para enfrentar esta tentativa de volta da direita ao governo do Brasil.

DCI: Como o senhor avalia a alta popularidade do presidente Lula no cenário de crise econômica? A economia é o que sustenta a aprovação ou há algo mais além dela?

Requião: A popularidade de Lula deve-se à elevação do nível de renda das classes C, D e E, às políticas sociais, ao crescimento que ocorreu no Brasil. Conforme a linha econômica a que se afilie um crítico, trata-se de dar uma explicação ou outra, mas concretamente o governo do Lula foi bem.

DCI: O senhor não poderá concorrer em 2010 ao governo do Paraná. Quais são os projetos políticos do governador Requião?

Requião: O meu projeto é terminar o governo. Se começarmos a pensar em projetos políticos, perdemos o foco do estado, começamos a pensar em integrações, e esquecemos os compromissos e objetivos assumidos em uma campanha eleitoral. Eu posso pensar em muita coisa, mas o fundamental é que eu não envolvo isso, neste momento, na governança do Paraná. Eu me limito integralmente a cumprir os compromissos de campanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe