Pular para o conteúdo principal

PSOL na hora da decisão

Partido oriundo de um cisma no PT, o PSOL vive um momento delicado que pode marcar o seu futuro. Depois de desistir de apoiar Marina Silva, vive um dilema interessante para escolher o seu candidato à presidência. São três os concorrentes: os ex-deputados Babá e Plínio de Arruda Sampaio e Martiniano Cavalcante, o candidato de Heloísa Helena. Olhando os nomes, a escolha deveria ser óbvia: Plínio Sampaio é o mais experiente, preparado, tem história e presença na política brasileira desde a década de 1960. Só que o favorito é Martiniano, porque Helena manda no partido da mesma forma que Lula manda no PT. No fundo, o PSOL reproduz a mesma dinâmica interna do partido com o qual seus principais líderes romperam.

Não deixa de ser irônico. Plínio seria um excelente candidato em 1998, para enfrentar a reeleição de FHC, mas Lula cortou as asinhas de todos que se assanharam – Tarso Genro foi outro que articulou uma candidatura presidencial naquele ano. Hoje, Plínio não tem nenhuma motivação pessoal para se candidatar, como aliás não tinha em 98, mas é o melhor nome para a disputa e provavelmente não será o candidato do seu partido. A política tem dessas coisas, histórias de grandes injustiças. Tancredo se tornou presidente, Ulysses e Brizola jamais chegaram perto... Para não falar em Sarney e Itamar, que contaram apenas com a sorte e o destino.

Tudo somado, o PSOL também errou no timing. Enquanto todos os candidatos estão em plena campanha, embora sem assumir suas candidaturas, o partido de Helena perde tempo para decidir a questão. Se o candidato já estivesse definido, pelo menos a mídia estaria ouvindo o que ele tem a dizer. Mas parece que o PSOL prefere deixar que os outros falem... Marina Silva está adorando.

Comentários

  1. Olá Luiz, evidentemente Plínio é o nome mais qualificado para representar o PSOL nessa disputa. É verdade que o partido perdeu um tempo precioso nesse debate, mas com uma candidatura que reunifique a militância certamente esse tempo será resgatado com uma campanha marcante. E aí me permito discordar de você (embora respeite sua avaliação porque, de fato, a presidente do PSOL está apoiando outra candidatura – a de Marina Silva, na verdade, sobre quem segue declarando que seria a melhor presidente do Brasil mesmo após ter lançado o nome de Martiniano à disputa). A pré-candidatura de Plínio tem o apoio de destacadas do PSOL – os três deputados estaduais, Carlos Nelson Coutinho, Leandro Konder, Milton Temer, Paulo Arantes, Ricardo Antunes e a maioria da militância. Sem falar nos apoios externos ao partido – como D. Cappio, D. Tomás Balduíno, Fábio Konder Comparato, Heloísa Fernandes e outros – o que evidencia também a amplitude de seu nome. E é a única candidatura que pode reunificar os partidos que em 2006 compuseram a Frente de Esquerda (PSOL, PSTU e PCB). Abraços.

    ResponderExcluir
  2. A resposta a Heloísa será dada na coferência eleitoral.
    Siceramente, prefiro ve-la fora do PSOL.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiz!! Gostaria, se possível, que vc comentasse sobre a polêmica q está rolando na internet sobre aquele auxílio-reclusão. Sobre isso, entre no site da previdência nesse endereço: http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22
    Gostaria de saber a sua opinião.

    ResponderExcluir
  4. oiiii

    Gostei do blog!

    Vem votar em mim, é mto simples, basta clicar: http://oriconceito.blogspot.com/2010/02/passatempo-oriflame-sonhos-votar.html#comment-form e dizer: voto nº4!

    Agradeço imenso o voto!

    ResponderExcluir
  5. Aproveite e faça follow nos meus blog's para partilharmos comentários :)

    ResponderExcluir
  6. PT: BOM PARTIDO MAS SEM ESTRATÉGIA POLÍTICA

    03/02/2010 - 13:17

    Os erros de estratégia do PT

    Por Agrimaldo - Blg do Nassif

    Tem alguns petistas/lulistas alienados que acham que Lula e o PT seriam incapazes de cometer erros estratégicos, por isso não veem a eleição plebiscitária como um erro estratégico.

    Só para reavivar a memória lembro aqui de uma série de erros( muitos infantis):

    Em 1989, Lula/PT não aceitou o apoio de Brizola no segundo turno. Brizola que quase teve o mesmo número de votos que Lula, no primeiro turno. Erro infantil.

    Em 1994, os erros foram atirar contra o plano real e a chapa puro sangue.

    Em 1998 não havia nada o que fazer.

    Em 2002, não houve erros.

    Em 2006, misturar a eleição presidencial com a eleição a estadual em SP( Ufa, por pouco!). E não é que tão tentando de novo!!!!

    Eleições municipais em SP, sendo quem as comandam é o mesmo PT nacional:

    Em 2004, chapa puro sangue. Marta estava crente que ganharia sem precisar de apoio de outro partido. Existem muito petistas afobados. Isto me lembra a questão de agora, imaginar que podem vencer Serra sem precisar da ajuda de Ciro.

    Em 2008, o marqueteiro da campanha de Marta, que é o mesmo do presidente Lula, e os figurões que são os mesmos que comandam o PT em nível nacional, tiveram a capacidade de questionar a vida sexual de Kassab. Chamar isto de erro infantil é elogio. Esta abaixo de tudo que se possa imaginar: burrice, falta de ética, cegueira coletiva etc.

    O PT é um bom partido quanto a mostrar planos de governo, projetos, mas em estratégia eleitoral a história mostra que é um zero à esquerda.

    Portanto quem já cometeu aqueles erros infantis que comentei acima, pode cometer um erro muito mais sofisticado, que ao meu ver é a estratégia da eleição plebiscitária.

    Outro defeito de muitos petistas/lulistas é o afobamento. Eles querem, veja só, ganhar já no primeiro turno. Se não for no primeiro turno, não tem graça. Faltam-lhes humildade. E subestimam demais o adversário. Nem o Lula conseguiu ganhar no primeiro turno.

    Ps: Queria explicitar, antes que pensem ao contrário, que sou Dilma.

    ResponderExcluir
  7. Polêmicas a parte,o que não podemos fazer a maneira dos ricos e poderosos é detonar a maior figura política da esquerda socialista brasileira. Heloisa não pode ser o alvo de uma "pretensa esquerda de gabinetes".
    Quando o Lula foi eleito e começou seu governo de traição, Heloisa não hesitou em combater o neoliberalismo do PT. E Por isso foi expulsa e fundou o PSOL junto com centenas de militantes e quadros políticos como Luciana Genro e Baba.
    Infelizmente não podemos dizer o mesmo de Plinio que apenas saiu do PT após a crise do Mensalão. Mesmo assim é justa a defesa do nome de Plinio para ser pré candidato do PSOL, o que é abominável são esses ataques gratuitos a Heloisa Helena. O trampolim de Plinio não pode ser bater em Heloisa. A política de esquerda deve ser feita coletivamente a partir da análise das diferentes propostas.
    Como militante do PSOL creio que a Pré- candidatura de Martiniano é mais preparada para fazer O PSOL se fortalecer, sem devaneios de projetos abstratos. A luta da esquerda será longa e o PSOL deve ser o projeto estratégico da esquerda. Este debate político seguirá coletivamente e fraternalmente até a Conferência Eleitoral do PSOL.

    ResponderExcluir
  8. Martiniano possuía a maioria no partido... a maioria de rejeição. A Heloísa não tem esse poder todo no PSOL. Isso é apenas aparência devido ao fato dela ter visibilidade na mídia. A eleição será em dois turnos e o candidato escolhido provávelmente será o Plínio. No mais, parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe