Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro e a fábula da cigarra e a formiga

Somos um povo imprevidente que tem consciência de sua imprevidência e até gosta dela. Não surpreende, portanto, que tenhamos governos igualmente imprevidentes, que expressam aquilo que culturalmente somos. Monteiro Lobato definiu o perfil do brasileiro imprevidente na figura do Jeca Tatu. Dá muito trabalho cuidar do amanhã que ainda não chegou. Não vale a pena, dizia o Jeca. Cansa antes de trabalhar. Compreende-se. Esta sociedade tem suas raízes nas escravidões, a indígena e a africana. O escravo era coisa, e coisas não têm esperança. Quem não tem esperança não pode ser previdente. O amanhã não é dele, mas de quem nele manda. Ser previdente depende de ser pessoa e pessoa livre. Nosso conformismo com o dia de hoje, nossa cumplicidade com quem manda ou quem pensa por nós, quem de nós usurpa o direito de pensar nosso destino, é herança da escravidão. Inscrita em nossa consciência social e política com o chicote do feitor que sobrevive na mentalidade de muita gente neste país, escreve José de Souza Martins em artigo publicado na sexta, 11/6, no Valor.


Uma das historinhas populares mais contadas entre nós é a da cigarra cantora e a formiga trabalhadeira. Uma variante pós-moderna da história faz da cigarra uma heroína da noite, rica, cantora de boate, bem de vida, casaco de vison nos invernos frios da Europa.

Enquanto isso, a pobre formiga continuava penando à cata das folhas de que nascerá no formigueiro o fungo que vai alimentá-la durante o inverno.

Ao descobrir essa inversão dos valores, numa conversa com a formiga que a visitou, pediu-lhe que, quando fosse a Paris, procurasse o autor da fábula, um tal de La Fontaine, e o mandasse para aquele lugar. A moral da história era enganosa, “fake news”.

O sonho dos brasileiros já foi o de ser a formiga honrada e incansável. Hoje, parece muito mais o da cigarra da vida boa e alegre, sem preocupações com o amanhã, sem pagar por ele o preço do trabalho duro e constante de hoje. Passamos da sociedade do trabalho para a sociedade de consumo e ostentação. Aliás, não adianta chorar sobre o leite derramado. É a vida.

Na própria cena política há uma incômoda figuração dessa inversão. Alguém que chegou administrativamente a capitão manda hoje em pessoas que fizeram a carreira completa e chegaram a general.

Quem transgride no governo transgressor recebe o galardão do apreço e do aplauso. A desobediência e a indisciplina, pelo visto, se transformaram em profissão. Quem transgride recebe a medalha, e quem segue as normas recebe a desculpa esfarrapada. Vitória da cigarra contra a formiga. O hoje sem amanhã venceu.

Nos dias atuais, o nosso amanhã sem a prudência e a previdência de um hoje responsável está profundamente comprometido. Penso na educação descontinuada e superficial desta hora adversa. Toda uma geração de crianças e de adolescentes tem seu futuro roubado.

Não só pela gravidade da pandemia em si e das mal administradas medidas preventivas necessárias para conter sua disseminação. Mas também pela omissão e pela incompetência em criar alternativas científicas e consistentes para preencher criativamente a enorme mutilação do processo educacional. E a carência de uma nova e urgente educação que retome e reforce nossa tradicional concepção de aliança entre ciência e humanismo na formação das novas gerações.

Em nome de uma opção preferencial pela civilização e em oposição ao materialismo que mercantiliza tudo: a vida, a dignidade, a responsabilidade, a nossa identidade e mesmo a fé.

A disseminação de religiões mercenárias instaladas nas próprias antecâmaras do poder, as do interesse do autoritarismo político, a disseminação de uma religiosidade conformista, em que a omissão de hoje fará o milagre da prosperidade pessoal amanhã.

Hoje, tecnicamente, seria muito mais fácil encontrar soluções eficazes para os problemas sociais que vivemos. No entanto, o olhar dominante e hegemônico do Brasil de hoje está voltado para um futuro que, na imaginação simplória dos que mandam na riqueza e no poder, é uma volta ao PIB de antes da pandemia. Ainda nestes dias gente do poder andou celebrando índices que parecem indicar que estamos no caminho do retorno.

O Brasil é um país de índices econômicos sem conteúdo social. Celebramos índices da bolsa de valores, mas não somos capazes de dizer de maneira científica e objetiva de que modo tais índices resolverão o gravíssimo problema da fome, da miséria, da habitação tosca e imprópria, da sociabilidade promíscua, da exclusão social, da urbanização patológica. O que nos faz um país economicamente rico e socialmente pobre.

A recusa da busca de um futuro economicamente próspero e socialmente justo é a reacionária opção preferencial pela miséria da maioria como fonte da abundância indecente da minoria.

José de Souza Martins é sociólogo. Professor Emérito da Faculdade de Filosofia da USP. Simon Bolivar Professor (Cambridge, 1993-94). Pesquisador Emérito do CNPq. Membro da Academia Paulista de Letras. Entre outros livros, é autor de "Moleque de Fábrica" (Ateliê).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe