Pular para o conteúdo principal

Mathias Alencastro: Democracia em Vertigem é o filme certo na hora certa

Excelente resenha do colunista da Folha, íntegra abaixo:

Indicado ao Oscar é irmão mais novo de outra produção da Netflix, 'Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom'.

A indicação ao Oscar de “Democracia em Vertigem” recompensa a notável capacidade de adaptação dos seus produtores às mudanças aceleradas da cena política brasileira na última meia década. Petra Costa e a sua equipe transformaram, com o sucesso que conhecemos, um relato sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff na primeira narrativa sobre a emergência da ultradireita no Brasil.
“Democracia em Vertigem” é, antes de tudo, o documentário certo na hora certa. Ele coroa o primeiro ano do encontro entre o bolsonarismo e o mundo liberal, que Hollywood pretende representar culturalmente.
No que pode ser visto como um dos muitos paradoxos do bolsonarismo, o presidente que promove a demolição das instituições culturais também é um promotor involuntário da arte brasileira. Uma boa ilustração desse fenômeno é o “efeito Laura Carvalho”, ou a propensão do presidente a aumentar a receita das obras que ele critica.
Nesse sentido, a escolha de Petra Costa por uma narrativa política clara e direta sobre a crise da democracia não é só característica fundamental da sua obra, como uma das chaves do seu sucesso; é uma das razões para a indicação de seu filme ao Oscar.
No começo do século, os trabalhos de Michael Moore transformaram profundamente a relação entre documentário e política. Com o seu estilo caótico e ao mesmo tempo ultradirigista, ele enfiou uma mistura indigesta de fatos duvidosos pela goela dos seus alegres espectadores.
Em um punhado de trabalhos, Moore tornou obsoleto o estilo solene e ligeiramente sonolento de produções anteriores e acabou tendo papel considerável na mudança da opinião pública sobre a guerra no Iraque. No entanto, Hollywood, que levou o realizador ao topo, acabou por condená-lo por crime de sacrilégio: questionar a veracidade dos ataques do 11 de Setembro. A liberdade de expressão tem sempre os seus limites, até na indústria mais emblemática do sonho americano.
Moore saiu do jogo, mas o documentário ganhou status de superprodução. Nos anos 2010, continuaram abordando temas sociais de uma forma muito mais elegante e contida. O Oscar de documentário de 2016, por exemplo, premiou o debate sobre raça e política, mas também houve polêmica. “I Am Not Your Negro” foi acusado de omitir a sexualidade do personagem principal, James Baldwin.
“Democracia em Vertigem” se insere em um gênero de documentários sobre crises políticas em países em desenvolvimento, muito em voga nos anos 1970, quando a Hollywood da oposição da guerra ao Vietnã promovia debates radicais sobre capitalismo e colonialismo.
Mas “Democracia em Vertigem” é sobretudo o irmão mais novo de outra produção da Netflix, “Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom”, sobre a Euromaidan, a onda de protestos desencadeada em novembro de 2013 pela decisão do governo ucraniano de suspender as relações com a União Europeia. O movimento culminou na queda do governo, em fevereiro 2014.
Apesar das diferenças, é difícil não ver paralelos entre os dois filmes. “Winter on Fire” é acusado de apresentar o movimento social como espontâneo, livre de qualquer influência política e institucional. O papel de forças estrangeiras é praticamente ignorado, apesar de a União Europeia e os Estados Unidos terem apoiado ativamente os manifestantes e de a Rússia ter defendido o regime até o último minuto.
“Democracia em Vertigem”, pelo contrário, tenta analisar em detalhe as diferentes dimensões, internacionais, institucionais e políticas do conflito, assumindo o risco de oferecer uma interpretação de uma história em curso e de, por isso mesmo, criar inúmeros mal-entendidos.
No final das contas, foi o abandono da busca obsessiva pela verdade fatual que permitiu aos dois filmes chegarem ao Oscar. O testemunho entusiástico de uma história humana antes de ser política tornou os acontecimentos de um país distante e desconhecido perfeitamente palatáveis para o progressista médio americano.
O sucesso de “Winter on Fire” e de “Democracia em Vertigem” também mostra como narrativas completamente diferentes podem ser tachadas de progressistas em Hollywood. O documentário ucraniano serviu de referência à oposição a Nicolás Maduro, que alguns alucinados associados à esquerda brasileira ainda veem como vítima de um golpe à la Dilma Rousseff. O debate esquerda-direita do Brasil é um péssimo guia para entender a política de Los Angeles.
Resta saber se a estratégia de Petra Costa de fazer da cerimônia do Oscar um palanque para a luta pela democracia no Brasil vai agradar em Los Angeles. A Academia adora filmes políticos, mas abomina a politização da cerimônia, sobretudo na era da globalização.
Talvez porque a prioridade não seja salvar a humanidade, mas salvar os negócios, o Oscar tenha deixado de fora das indicações deste ano o multipremiado “A First Farewell”, que trata do drama vivido pelos uigures no Xinjiang, provavelmente o tema mais politicamente sensível da China junto com Hong Kong.
Maior consumidora e investidora estrangeira em filmes americanos, a China exerce grande influência na indústria cinematográfica através da sua capacidade de controlar a entrada de filmes no mercado nacional. Por isso, Hollywood faz de tudo para agradar as autoridades de Pequim. Se Petra Costa denunciar o regime brasileiro com a estatueta na mão, o que impedirá uma realizadora de um filme sobre a China de fazer o mesmo no futuro?
A questão não é se um filme é político, mas se algo não é político na indústria do cinema.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe