Pular para o conteúdo principal

Uma análise da economia de Getúlio a Dilma

É consensual a avaliação de que o governo de Dilma Rousseff foi um fracasso do ponto de vista econômico. O PIB registrou desaceleração, a trajetória de queda dos juros não se sustentou, a arrecadação tributária minguou em troca de nada e a Nova Matriz Econômica se revelou uma sucessão de equívocos. O consenso termina quando se examinam as causas do malogro. Na análise liberal, a presidente se afastou da agenda ortodoxa e negligenciou o peso do mercado, contrário à sua orientação - daí o resultado negativo. Numa interpretação à esquerda, no entanto, os erros derivam do fato de o Partido dos Trabalhadores não ter ido mais fundo nas mudanças propostas. É isso o que se argumenta, com consistência, em “A Economia Brasileira: de Getúlio a Dilma - Novas Interpretações”, que reúne ensaios de 16 economistas mais alinhados com o desenvolvimentismo, escreve Oscar Pilagallo no Valor, em texto publicado dia 30/4. Vale a leitura e continua a seguir.

 

“O processo de desenvolvimento promovido e coordenado pelo Estado [sob Dilma] não se concretizava porque as estruturas básicas de acumulação de capital permaneciam as mesmas, isto é, voltadas, preponderantemente, aos interesses da acumulação rentista-patrimonial, e não da acumulação industrial”, escreve Miguel Bruno, especialista em economia das instituições.

O economista coloca no mesmo saco as gestões de Dilma e Lula, ao contrário do que sugeririam as estatísticas, muito mais favoráveis ao primeiro governo petista. Para o autor, ambos têm em comum a tentativa de conciliação de interesses conflitantes, ao implementar políticas sociais de redistribuição de renda sem mexer nas estruturas que privilegiam o mercado financeiro.

Na mesma linha, Victor Leonardo de Araujo, um dos coordenadores da obra, duvida que Lula, mesmo no segundo mandato, tenha optado por uma estratégia realmente desenvolvimentista. Teria sido antes uma “gestão ambígua”, em que de um lado tinha o Bolsa Família e a elevação real do salários mínimo e de outro as isenções fiscais sobre dividendos e a regressividade do sistema tributário, contra o que nada se fez.

O economista da Universidade Federal Fluminense considera que o bom resultado macroeconômico dos oito anos de Lula “surpreenderam”.

Afinal, o presidente apenas deu “continuidade ao modelo econômico vigente desde os anos 1990, que combina abertura comercial e financeira, e mantém o tripé da política macroeconômica inaugurada em 1999”, escreve Araujo, referindo-se às metas de inflação e de superávit primário e ao câmbio flutuante.

Nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, a receita liberal foi responsável por um crescimento anêmico, influenciado em parte por uma conjuntura internacional que não lhe foi favorável.

Nos primeiros quatro anos, houve crise cambiais no México, na Ásia e na Rússia, que expuseram a fragilidade do real sobrevalorizado, a âncora do plano anti-inflacionário. O período subsequente testemunhou a crise argentina e os atentados aos Estados Unidos. Lula, em contraste, governou com as commodities em alta e os juros internacionais em baixa.

A obra propõe uma divisão da história econômica recente do Brasil em dois momentos. O primeiro, de 1930 até os anos 1980, é o da criação e desenvolvimento das instituições do Estado, “tendo em vista a viabilização do processo de acumulação de capital, por meio da industrialização”.

O segundo, que chega até aos dias de hoje, “coincide com o gradativo desmonte dessas instituições”, como anotado na apresentação.

Com um recorte político, o livro dedica um capítulo a cada presidente. Vai até 2016, o ponto de inflexão da economia no século XXI, quando Dilma foi afastada pelo “golpe jurídico- parlamentar”, uma interpretação não elaborada, provavelmente por fugir do escopo da obra.

Michel Temer e Jair Bolsonaro ficam de fora, a não ser pelo breve comentário de que, nessa fase, “a captura do Estado pelos interesses privados atinge seu paroxismo”.

Embora seja fruto de trabalho coletivo, o livro tem unidade de foco. Sem surpresa, Keynes é citado, embora não como o principal responsável pela intervenção estatal que resgatou a economia americana na crise dos anos 1930. Menções a Raúl Prebisch, que nos anos 1950 liderou a Cepal, um celeiro do pensamento desenvolvimentista, e a Celso Furtado também ajudam a dar coesão às análises.

A obra aponta o que vê como desvios das políticas econômicas, mas não enxerga saídas a curto prazo. Como escrevem Carlos Pinkusfeld Bastos e Bruno Rodas Oliveira, “as limitações do modelo econômico dos anos 1990, com seu baixo crescimento, baixo dinamismo de comércio exterior, alto desemprego e desigualdade, apesar de acionarem uma reação política importante, não encontram uma alternativa coerente de política econômica”.

Para eles, o “novo desenvolvimentismo” dependerá de mudanças na conjuntura internacional, já que, historicamente, o Brasil sempre seguiu os consensos. No debate em geral dominado pelas teses liberais, “A Economia Brasileira” vale como contraponto.

Oscar Pilagallo é jornalista e autor de “A História do Brasil no Século XX” e “História da Imprensa Paulista”.

A Economia Brasileira: de Getúlio a Dilma Organizadores: Victor Leonardo de Araujo e Fernando Augusto Mansor de Mattos Hucitec, 542 págs. R$ 92,00 / AA+

AAA Excepcional / AA+ Alta qualidade / BBB Acima da média / BB+ Moderado / CCC Baixa qualidade / C Alto risco



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe