Pular para o conteúdo principal

Novas oportunidades para as pessoas acima dos 50 anos

Durante muitos anos, em suas crônicas e entrevistas, com alguma persistência Nelson Rodrigues falava - e zombava - do “poder jovem”. Quando pediam seu conselho aos mais novos, lançava: “Jovens, envelheçam”. O aforismo do dramaturgo pode ser contestado, mas representa quase um espectro de um tempo; hoje, ultrapassar a barreira dos 50 anos é para os fortes. Preconceito, falta de oportunidade de trabalho, desvalorização e infantilização são apenas algumas “novidades” com as quais quem envelhece se depara. Mas há uma reação contra isso. O publicitário Gui Bamberg, 69, sempre se incomodou com as abordagens dos anúncios em que pessoas mais velhas eram tratadas de forma certeira: “ou infantiloide ou velhinhos”. “Essa geração foi encoberta pela geração teen de forma violenta”, avalia. Quem lembra do “tio da Sukita”, um comercial que fez enorme sucesso nos anos 1990, recorda que era fácil rir do tiozinho sem graça, deslocado e envergonhado. Bamberg idealizou o projeto Venha Viver a Vida - uma plataforma lançada no fim de 2020 voltada ao público acima de 50 anos, com conteúdos, experiências e benefícios, escreve Flávia Fontes Oliveira no Valor, em reportagem publicada dia 28/5. Continua a seguir.

 

“A indústria da propaganda ainda é muito viciada na juventude. Sinto que é generalizada a crença de que funcionários mais jovens são mais criativos e que consumidores mais novos são mais valiosos”, reflete a diretora de criação Renata Leão, 47, profissional com passagens por agências como F/Nazca Saatchi&Saatchi, AlmapBBDO, Havas, Ogilvy&Mather, Wunderman Thompson, WMcCann.

A publicidade é só a ponta aparente de uma realidade. Maurício Turra, 58, sócio-fundador da Nextt 49+, observa que um profissional mais velho leva o dobro do tempo para se recolocar no mercado. Ele e outros dois sócios - como ele, ex-professores da ESPM - criaram a empresa em meados de 2019, com a ideia de prestar serviços de negócios para empresários(as) seniores e empresas, incluindo mentoria, aceleração, consultorias em diversas áreas e educação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também entrou na questão. Em março, iniciou uma discussão on-line para a criação de um relatório sobre o preconceito contra a idade, ageismo ou etarismo, nomes adotados frequentemente. Afinal, como tratar um assunto que vem sendo chamado de “Revolução da Longevidade”?

No Brasil, iniciativas como as de Bamberg, Turra e outros abordam o assunto em diversas frentes: projetos, produtos, pesquisas, consultorias e perfis em redes sociais trazem informação, serviços e mostram que encarar o envelhecimento é bom para as pessoas, para as sociedades e é bom para o mercado. Segundo levantamento feito pela “Harvard Business Review” e o instituto de pesquisa Locomotiva, só no Brasil, em 2020, a previsão era de esse público movimentar R$ 1,8 trilhão.

Outro dado do IBGE indica que essa população é hoje de 55 milhões de pessoas, ou um quarto da população brasileira. Os números são potentes, e Bete Marin, 50, sócia da Hype 50+, empresa de marketing inclusivo, especializada no consumidor maduro, acrescenta ainda outro fato, a diversidade, que vai contra a imagem desse público como uma coisa única. Isso, na sua percepção, não é levado em conta por empresas e produtos. “Há diversidade de classe social, faixa etária, gênero, nível de autonomia”, diz. “E temos um oceano de oportunidades para conhecer, aprofundar, desenvolver e comunicar.”

A multiplicidade de interesses e a falta de informações fez a jornalista Tina Lopes, ao completar 50 anos, no início de 2021, reformular seu perfil no Instagram e criar o Fifitinah (uma brincadeira com seu nome e sua idade). Ali, além de depoimentos de mulheres (inspirado no perfil da ex-modelo e fotógrafa holandesa Denise Boomkens), coloca temas comuns a quem rompe a barreira dos 45. “Quando comecei a pesquisar perfis, não encontrei algo mais pé no chão e resolvi falar de assuntos que rondam as mulheres nessa idade: falta de oportunidade de emprego, reforma trabalhista, exercício físico, menopausa, invisibilidade”, conta.

A falta de referência não é um assunto isolado. Pesquisa divulgada recentemente pela FDC Longevidade, uma plataforma da Fundação Dom Cabral, em parceria técnica com a Hype 50+, trata do tema sociedade e completa as duas vertentes abordadas em levantamentos anteriores, pessoas e mercado.

“Quando falamos em fenômeno contemporâneo, não quer dizer que a longevidade nasceu ontem, mas vem transformando a carga da demografia mundial há alguns anos. Temas como previdência, trabalho, finanças, que geram impactos muito grandes, são desafios em nível mundial. A nossa percepção é que temos boas práticas acontecendo, e o estudo está recheado delas, mas não olhamos para um país e pensamos: este país resolveu o desafio da revolução da longevidade e conseguiu ser um modelo em todos esses campos”, analisa Michelle Queiroz, professora associada e coordenadora da FDC Longevidade.

Durante décadas, o mundo lutou pela longevidade num caminho que uniu ciência, saneamento básico e medicina. Agora, não sabe muito bem o que fazer com ela. Pesquisas indicam a importância de se tirar uma poeira grossa de preconceito, que vão da ideia de que pessoas maduras carecem de habilidade com a tecnologia à falta de produtos pensados para essa geração, até aposentadorias compulsórias em plena atividade.

Bamberg questiona o estereótipo de que os mais maduros não têm jeito para lidar com a tecnologia. “A tecnologia está inserida na vida dessas pessoas, elas compram, se informam e estão atualizadas”, diz. O Venha Viver a Vida é um projeto que começou on-line, com informações e parcerias para esse público.

Turra diz que, mesmo que não acompanhem todas as últimas tecnologias, “pessoas mais velhas têm outras capacidades, como de prever cenários múltiplos. São características necessárias e complementares”.

“Ao subestimar funcionários mais velhos, subestimamos a experiência. Ao ignorar públicos mais velhos, negligenciamos as oportunidades. Mudar nossas atitudes preconceituosas em relação à idade não é apenas uma decisão moral; é também um imperativo comercial”, diz Renata Leão.

No Fifitinah, a jornalista Tina Lopes também traz uma questão: é preciso tomar cuidado para não acabar se criando um padrão também para essa idade. “Não existe 50 anos ideal”, diz.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe