Pular para o conteúdo principal

O cartão de visita de Renan Calheiros na CPI da covid

Na manhã da terça-feira 27, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) revisava o discurso que faria durante a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta para investigar a atuação do governo federal no combate à pandemia da Covid-19. Ao reler trechos do texto, que começara a ser redigido duas semanas antes, o senador alagoano ligou para um assessor. “Olha, dá um jeito de incluir no discurso que, em um único dia da pandemia, a Covid chegou a matar mais brasileiros do que em toda a Segunda Guerra Mundial.” E disse ainda: “Faz, também, alguma referência a Pinochet”, concluiu. Naquele momento, oficialmente, Renan Calheiros estava impedido pela Justiça Federal do Distrito Federal de assumir a relatoria do colegiado. Uma liminar concedida na véspera pelo juiz Charles Renaud Frazão de Moraes, da Segunda Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, atendia ao pedido da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP) e afastava o parlamentar da CPI, sob a alegação de que o senador não poderia estar presente por ser pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), escreve Paulo Cappelli na edição desta semana da revista Época, continua abaixo.


Durante os 12 minutos que separam o trajeto de sua casa em Brasília do Congresso Nacional, Renan Calheiros não estava preocupado com a determinação judicial, que acabou derrubada à tarde. Na noite anterior, logo após a canetada do juiz, a maioria dos integrantes da comissão decidiu, em reunião, ignorar a deliberação do Tribunal de Justiça, sob a alegação de ferir o princípio de separação e independência dos Poderes. Assim que o carro parou no Anexo II do Congresso, uma multidão de repórteres e fotógrafos se amontoou em volta do senador. A cena relembrou os anos nos quais o parlamentar presidiu o Legislativo brasileiro.

Renan Calheiros é a síntese da política brasileira. Por três mandatos, comandou o Senado Federal colecionando aliados e — muitos — inimigos. Durante sua vida política, foi alvo de 27 inquéritos. Destes, 19 foram arquivados e oito seguem em andamento. Foi citado em delações e, hoje, responde a uma ação penal no Supremo Tribunal Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostas irregularidades na Transpetro. Até o momento, nenhuma condenação. Em 2007, renunciou ao comando do Congresso após a revelação de que a empreiteira Mendes Júnior pagava a pensão da mãe de um filho seu. Em 2016, deu uma festa, repleta de políticos, regada a vinhos e uísques, para comemorar a derrota que o Senado impôs ao Supremo ao mantê-lo na presidência da Casa, ignorando a decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello pelo seu afastamento. Um dia depois, o plenário da Corte concordou em manter Renan no comando da Casa.

Um pouco antes das 10 horas da terça-feira, depois de passar pelo escrutínio dos repórteres na entrada e nos corredores do Congresso, o senador chegou ao plenário 3 do Anexo II da ala Senador Alexandre Costa, onde seria instalada a CPI da Covid. Uma assessora vinha logo atrás já com a última versão do discurso que faria assim que seu nome fosse confirmado na relatoria. Por causa dos protocolos contra a Covid-19, para evitar aglomeração, a profissional acabou barrada pela Polícia Legislativa e não pôde entrar na sala. Renan, então, girou o corpo para trás, fitou o segurança e disse: “Ela entra”. Assim foi feito.

Escolhido relator, Calheiros disparou críticas ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, atacou o negacionismo durante a pandemia e afirmou que culpados existem e devem ser punidos “emblematicamente”. Apesar de se declarar imparcial, o senador alagoano fez um discurso cheio de recados ao Palácio do Planalto. “Quem fez e faz o certo não pode ser equiparado a quem errou. O erro não é atenuante, é a própria tradução da morte. O país tem o direito de saber quem contribuiu para os milhares de mortes e eles devem ser punidos imediata e emblematicamente”, afirmou o senador durante a reunião da comissão.

E foi além: “No pior dia da Covid, em apenas quatro horas o número de brasileiros mortos foi igual a todos que tombaram nos campos de batalha da Segunda Guerra. O que teria acontecido se tivéssemos enviado um infectologista para comandar nossas tropas? Provavelmente um morticínio”, afirmou o senador, em referência ao fato de Pazuello ser general do Exército e ter sido escalado para comandar a pasta da Saúde.

A narrativa do relator da CPI incomoda o Planalto. Antes de Renan ser oficializado como relator, o presidente Jair Bolsonaro tentou fazer um aceno. Na semana passada, pessoalmente, telefonou para o governador de Alagoas, Renan Filho, e pediu que ele avisasse ao pai que buscaria contatá-lo. A aproximação não se concretizou e a tentativa de Carla Zambelli, uma das principais aliadas do governo, para tentar excluir Renan na Justiça acabou acirrando os ânimos.

“Os verdugos são inservíveis no estado democrático de direito. Eles negaram apoio a esta CPI. Negaram, por todo os meios, a chance que ela fosse instaurada. Agora tentam negar que ela funcione com independência. O negacionismo em relação à pandemia ainda terá de ser investigado e provado. Mas o negacionismo em relação à CPI da Covid, já não resta a menor dúvida”, afirmou o senador no discurso.

Renan Calheiros foi aliado dos ocupantes do Palácio do Planalto de Fernando Collor a Lula, de Fernando Henrique Cardoso a Dilma Rousseff. Gostava de compor. A amigos, costuma dizer que “oposição, sapato branco e dente de ouro só é bom nos outros”. Mas, no momento, Renan parece estar tomando cada vez mais gosto pela contraposição ao governo Bolsonaro. Rotineiramente, ele usa uma expressão aprendida com seu pai, Major Olavo, para falar sobre seus embates. “Bom adversário é aquele de quem você tem muita chance de ganhar; mau adversário é aquele de quem você tem muita chance de perder.”

E, a interlocutores, Renan tem classificado o presidente como um “bom adversário”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe