Pular para o conteúdo principal

José de Souza Martins: Uma revolução social está ocorrendo no Brasil

Uma revolução social está ocorrendo no Brasil. Destaco a rápida e irresistível disseminação do chamado sistema agrícola agroflorestal. Trata-se de uma revolução porque quebra paradigmas de conhecimento e de práticas agrícolas e desafia os valores obsoletos, os modos de ser, de trabalhar, de produzir, com desdobramentos no modo de conceber o ser humano e a vida. Revolução porque redefine a função do dinheiro na vida das pessoas, inverte prioridades e funções em seu uso, suprime a necessidade de insumos químicos no cultivo. A agricultura convencional, especialmente a de grande escala, apesar de suas irracionalidades e das degradações sociais e ambientais que promove, baseia-se no primado do capital, escreve José de Souza Martins no Valor, em artigo publicado dia 15/1, vale a leitura. Continua a seguir.

O sistema agroflorestal baseia-se no primado do trabalho. Seus pressupostos e orientações são científicos e contraculturais. Restauram e utilizam o conhecimento que foi desvalorizado e descartado pela agricultura desvinculada do amor à terra.

O sistema agroflorestal propõe a redescoberta da linguagem de conversação entre o homem e a terra. Nele, o homem não é dono. É auxiliar da natureza. É significativo que os agricultores que optam por esse sistema reformulem sua sociabilidade de vida e de trabalho ao adotar formas comunitárias e condominiais no uso da terra e de partilha de seus frutos.

O objetivo primordial não é o de produzi-los, mas o modo social de fazê-lo. Trata-se de um modo de produção que descoisifica o homem na sua relação com as coisas que produz.

Esse regime econômico é revolucionário, entre muitas coisas, não só porque alimenta os famintos, mas porque devolve o amor à relação entre o homem e a natureza. Devolve a poesia ao trabalho e a essa relação. Algo que é característico da agricultura de família e é característico do trabalho artesanal e da manufatura, a produção em que o trabalho ainda não foi separado do saber em que se baseia o modo de fazer.

A revolução agroflorestal ganhou sentido com a vinda para o Brasil, nos anos 1980, do geneticista suíço Ernst Götsch. Ele trabalhava na criação de plantas e sementes geneticamente modificadas, resistentes a pragas e altamente produtivas. Uma tecnologia que se difundira, duas décadas antes, como recurso-chave da chamada Revolução Verde.

No entanto, a difusão das sementes modificadas inviabilizou a agricultura tradicional e levou a miséria a muitas famílias, como aconteceu nas áreas de soja do Brasil nos anos 1970. Os lavradores abandonaram a produção direta de seus meios de vida, concentraram terra e trabalho na produção de soja e, quando os preços despencaram com o excesso da oferta, viram-se na miséria.

Ernst, como é conhecido, interrogou-se sobre o sentido de criar geneticamente sementes que gerariam plantas resistentes a pragas e altamente produtivas, que incrementariam a monocultura, mas desequilibrariam a relação do agricultor com a natureza.

Acabou no Sul da Bahia. Comprou uma fazenda em terras degradadas a tal ponto que os 12 olhos d’água que possuía estavam secos. Consorciando de verduras a bananeiras, eucaliptos e cacaueiros, dentre várias possibilidades, cobrindo a terra com adubação verde preservadora da umidade do solo e restauradora da sua fertilidade, reinventou a agricultura.

Nesse sistema, em três semanas a horticultura produz renda, enquanto as plantas grandes e de tamanho médio crescem. Cada qual, no devido tempo, produzirá frutos e renda. O volume de produção triplica por hectare e a floresta volta a existir. A água voltou a jorrar nos olhos d’água em sua fazenda.

Ernst ressalta que, na sua agricultura sintrópica, há a mesma harmonia da música de Bach, no reencontro do homem com a unidade e a beleza do planeta e da natureza. Até os insetos e as bactérias são autores dessa obra. Nessa revolução, a agricultura e o trabalho tornam-se também obra e instrumento de arte.

A agricultura familiar adaptou-se bem ao sistema agroflorestal, produtora direta dos meios de vida da família e produtora de excedentes econômicos para comércio. Cria emprego, evita a dispersão da família e lhe devolve a sociabilidade comunitária. Permite produzir e ter muito mais com muito menos. Transforma a terra num bem não só econômico, mas num bem existencial e moral.

O modo capitalista de produção é superado pelo modo de produção da vida que vem antes dele. O direito de propriedade se diversifica. Essa revolução está promovendo um reencontro de gerações e atraindo especialmente jovens, com grande participação de mulheres.

Está nascendo uma sociedade nova e até uma cidade nova, com florestas alimentícias. Em São Paulo, em Belo Horizonte, em Brasília, em parques e áreas públicas, moradores estão disseminando a beleza das agroflorestas.

José de Souza Martins é sociólogo. Professor Emérito da Faculdade de Filosofia da USP. Pesquisador Emérito do CNPq. Membro da Academia Paulista de Letras. Entre outros livros, organizador e co-autor de "A Morte e os Mortos na Sociedade Brasileira" (Hucitec).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe