Pular para o conteúdo principal

E 2021 chegou chegando

Abertura da primeira Newsletter do ano! Bom 2021 a todos e todas.

Se 2020 foi fora da curva, este novo ano que chegou promete. Não precisou nem de dez dias para fatos extraordinários acontecerem. Além da volta forte da pandemia, que vem causando muitas mortes mundo afora, a semana que passou foi marcada por uma bizarra invasão de apoiadores do ainda presidente Donald Trump ao Capitólio. Cenas que nem roteiristas de House of Cards ou Designated Survival, duas séries que retratam o dia a dia de presidentes norte-americanos, poderiam imaginar ou julgar críveis aconteceram no mundo real. E na sequência o Twitter anunciou o banimento de Trump de suas redes (uma bobagem que só vai aumentar a audiência do Parler, aplicativo favorito da ultra direita). 

Há muita expectativa sobre o que vai acontecer até o dia 20 deste mês de janeiro, quando Biden toma posse em uma cerimônia que não contará com a presença de Trump, algo inédito na “democracia” norte-americana, ao menos nos últimos 150 anos. O que vai acontecer com o atual mandatário quando deixar o poder? Será processado e preso? Pouco provável. 

O que deverá ocorrer é um período de silêncio e, depois, pau no governo Biden. Trump é um animal político, não foi eleito à toa e mesmo no ano passado amealhou metade dos votos dos cidadãos de seu país. A direita, em especial sua vertente radical, não vai morrer por inanição, Trump vai fornecer alimento em abundância com sua verborragia popullista.

A questão toda é mais complexa do que parece a um primeiro olhar. O que temos é um país rachado, instável, e não é qualquer país, é apenas a maior potência econômica do planeta. O problema é que os Estados Unidos sempre foram uma nação de extremos, há muita riqueza e há gente morando em trailers, sem qualquer proteção ou ajuda estatal. Não há, Obama até tentou fazer, um sistema de saúde público de qualidade que possa amparar as pessoas. A pandemia apenas deixou evidentes certas contradições que eram latentes e só explodiam em episódios particulares, quando há violência policial contra negros, por exemplo. Ao menos lá isto ocorre, no Brasil a capacidade de reação é bem mais reduzida, infelizmente.

Não vale a pena fazer paralelos entre os dois países, no entanto, porque as realidades são muito diferentes, apesar da similaridade entre os dois presidentes, Trump e Jair Bolsonaro, um óbvio e mau imitador do americano. A verdade é que 2021 será um ano interessante, porque por um lado teremos o início do fim da pandemia, expectativa de dias melhores com a vacina, de retomada da economia, porém agora com novos paradigmas, como a profunda mudança no mundo do trabalho, que jamais será como era antes. Sim, home office veio para ficar, assim como toda uma economia movida por aplicativos e novos meios de pagamentos, pouca gente parece ter se dado conta da rápida e eficente adaptação aos novos tempos pandêmicos. Nesta primeira Newsletter do ano, ficam nossos votos de um feliz 2021 a todos, com muita saúde, paz e prosperidade! (por Luiz Antonio Magalhães em 9/1/21)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe