Pular para o conteúdo principal

Comorbidade Nutella

Aqui só tem gente séria e progressista. Digo, as pessoas de meu convívio. Mas notei que boa parte dos meus conhecidos desencavou uma bronquite alérgica que tinha sido resolvida no passado. “Eu sofria muito aos sete anos”, disse Celso (nome fictício de César, meu amigo de faculdade, hoje com 43 anos). A.C. (abreviatura para não expor Ana Cecília, uma amiga de infância) tem prolapso da válvula mitral (para quem não sabe, apenas uma alteração morfológica). Uma vez Aninha, que frequentava o mesmo curso de teatro que eu, se sentiu zonza no ensaio e avisou a todos: “Meu coração não é bom, vou durar pouco”. Sua mãe, psicanalista, recebeu o telefonema da escola e, em vez de buscar a filha correndo, pediu que todo mundo a ignorasse. Aquilo sim foi uma grande aula! Pois ontem, no Instagram, vi que A.C. tomou a Pfizer e fez foto chorando “Viva o SUS!” —trajava uma roupa bem decotada para não perder a chance de exibir tatuagens e bijuterias ecoconscientes. Será que, na cara dura, meteu um atestado de condição cardíaca grave ou só com o tal “pseudossopro-todo-mundo-tem” conseguiu vacinar? Pergunto isso porque eu tenho prolapso da válvula mitral. E você também deve ter. E sua tia com mais idade idem, o que me faz pensar que é melhor deixar a vaga na fila para ela, escreve Tati Bernardi em sua coluna na Folha, publicada dia 4/6. Vale muito a leitura.


Diogo (nome fictício para Diego, um cara que trabalhou comigo numa agência de publicidade) leu uma crônica antiga minha sobre síndrome do intestino irritável e me escreveu esses dias: “Eu sei o que é sofrer desse mal e conto com você, pessoa pública [sic], para reclamar que nenhum médico quer dar atestado para a nossa comorbidade [sic]”.

Caro D., eu jamais me prestaria a furar uma fila porque, algumas semanas por ano, sofro de impetuosidade em parte de meu órgão excretor. Mas, nada a ver com a conversa, a palavra “síndrome” me lembrou que sou vasovagal —e que nem para transformar nossa ziquizira em doença crônica severa o Pazuello prestou.

Na real, o que corre à boca pequena é que “estão facilitando” para a galera com hipotiroidismo. Eu já fui diagnosticada com tal doença. Mas repeti o exame e deu que eu não tinha. Então repeti novamente e deu o que um médico chamou de “por enquanto talvez não”. Fica aí a pergunta: com tireoide apenas “em vias de dar ruim, mas é bom fazer o exame todo ano” já posso usar adesivo de solzinho com a palavra “comorbidade” escrita em Comic Sans?

Em um grupo do Facebook sobre fibromialgia o pessoal anda dividido. Metade acha que é condição para vacinar, outra metade está com dor demais para achar qualquer coisa, que dirá entrar no Facebook. Uma noite, insone, comecei a ler que “coceira pode te dar um passaporte para a vida”. Desde que seja séria (autoimune) e você faça uso de imunossupressor. E acabei caindo num fórum em que seres esperançosos perguntavam a médicos se com dermatite herpetiforme, crise de pânico, HPV, dor de cabeça, pedra nos rins e catarata poderiam ser consideradas grupo de risco.

A comorbidade Nutella virou o novo cercadinho VIP. Vivemos tempos em que, em vez de chacoalhar champanhe com pulseirinha neon, sacamos nosso iPhone e nos emocionamos com uma picada de agulha. Todos muito culpados, porque somos legais, mas também muito desejantes de sobreviver, pois temos um presidente genocida. Eu não ia julgar, mas saiu esse texto.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe