Pular para o conteúdo principal

Ao tocar a mesma distopia de ‘O Dilema das Redes’, Eugênio Bucci disseca a mais ousada empreitada do capitalismo

Elusivo por natureza e astuto por precisão, o capitalismo agigantado das big techs tem seus meandros e subterfúgios dissecados pelo bisturi afiado de Eugênio Bucci. “A superindústria do imaginário” desvenda como o regime econômico dominante, em seu mais elevado nível de sofisticação, deixou de fabricar apenas objetos físicos para produzir discursos - “uma marca, uma grife, um apelo sensual que faz de uma mercadoria ordinária um amuleto encantado”, anota o autor. “O capital se descobriu linguagem e se deu bem na sua nova encarnação.” O core business desse capitalismo é a narrativa. Tudo é resumido à prática de captar e monetizar a atenção do consumidor. “Os conglomerados da era digital elevaram o velho negócio do database marketing à enésima potência”, avalia Bucci. Fora a narrativa essencial, o restante é acessório, pode ser terceirizado sem prejuízo da imagem ou do valor do produto, escreve Oscar Pilagallo em ótima resenha para o Valor, publicada dia 16/7. Continua a seguir.

 

O livro lembra que as mercadorias perderam valor de uso. Seu preço não está mais associado à utilidade que possa ter para o consumidor. O valor de troca agora é definido pelo “valor de gozo”, termo emprestado da psicanálise lacaniana.

Bucci vai mais longe: “A invocação da utilidade objetiva ainda tem um papel, só um: esconder a função de gozo”. Assim, o papel de uma bolsa de grife, como produto para guardar pertences, seria apenas mascarar o fim último do item que, pela fantasia nele projetada, cola na usuária o signo de exclusividade impregnado na marca. Não se compra a coisa em si, mas o sentido da coisa.

O autor argumenta que não se trata só de publicidade. É bem mais. Trata-se da “exploração do olhar”. Explora-se hoje o olhar da mesma maneira que antes, sob a ótica marxista, se explorava o trabalho. A imagem da mercadoria, diz, está “carregada de valor extraído do olhar social”.

O mecanismo descrito é sutil: com a ajuda da tecnologia, o capital se apropria da massa de informação que os usuários das redes fornecem de graça. De posse dos dados consolidados, essas empresas identificam o desejo dos consumidores, canalizando-o de modo a maximizar o lucro.

É assim que o capitalismo engendra sua mais ousada empreitada - a superindústria do imaginário. Nesse ambiente dominado por algoritmos, o valor de gozo não apenas aumenta o valor agregado de uma mercadoria - é a própria mercadoria, por mais imaterial que seja.

A distopia vislumbrada nesse “extrativismo virtual”, que viola todas as fronteiras da privacidade, remete a “O Dilema das Redes”, da Netflix, mencionado por Bucci. Mas enquanto o documentário apela a um hiperdidatismo que chega a infantilizar a abordagem, o livro, sem fazer concessões, mobiliza saberes das mais diversas áreas para construir um caso sólido. Além da psicanálise e do marxismo, o texto passeia com autoridade pelos estudos de comunicação e jornalismo, pela literatura, música, religião, ideologias, cinema, num amálgama pop que joga luz sobre o objeto do estudo.

Voz distintiva no campo progressista, Bucci critica a “velha escola panfletária de esquerda” que hipertrofia o poder da “ideologia burguesa” ao acreditar, arrogante e ingenuamente, que a finalidade dos meios de comunicação é traficar mentiras, como se não precisassem se legitimar perante seu público.

O puxão de orelhas é dado a propósito da percepção que essa esquerda tem da indústria cultural, que integra a superindústria do imaginário, sem com ela se confundir. Citando os filósofos da Escola de Frankfurt, o autor sustenta que essa manipulação ocorre não por deliberação dos protagonistas, mas na estrutura.

“Não será com a ideologice - que faz de conta que a História é uma fábula infantil em que a princesinha proletária é acossada pela bruxa capitalista - que as democracias acumularão pensamento crítico para compreender e enquadrar a selvageria do capital.”

A obra, originada numa tese de doutorado de 2002, resulta de uma pesquisa de 20 anos. Versões de alguns capítulos apareceram em publicações em que Bucci escreve. Outros textos são inéditos. A unidade não é ameaçada pela ligeira mudança de tom, que varia entre o polêmico contundente (com todo o respeito) e o acadêmico rigoroso (sem nenhuma cerimônia).

“A superindústria do imaginário” busca mais a reflexão do que a concordância do leitor. Não há consenso possível, por exemplo, quando o autor afirma, à guisa de conclusão, que “do ponto de vista ético, o que se passa hoje é pior do que aquilo que se passou na Revolução Industrial”. Ainda assim, o eventual exagero retórico faz pensar. Afinal, “o que é o capital que se apropria dos processos mais íntimos da formação da subjetividade” de uma criança?

Ensaísta tarimbado, autor de diversos livros, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, presidente da Radiobrás no primeiro governo Lula, Bucci tem habilidade, trajetória e bagagem mais do que suficientes para explicar o êxito do livro ao enfrentar a “pedreira conceitual” inerente ao tema. A leitura demanda empenho intelectual, como ele mesmo adverte, mas recompensará quem se deixar envolver por sua prosa fina e sedutora.

Oscar Pilagallo é jornalista e autor de “História da Imprensa Paulista” e “A Aventura do Dinheiro”.

A superindústria do imaginário Eugênio Bucci Editora Autêntica 448 págs., R$ 74,90 AAA

AAA Excepcional / AA+ Alta qualidade / BBB Acima da média / BB+ Moderado / CCC Baixa qualidade / C Alto risco



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe