Pular para o conteúdo principal

Shoppings têm melhor Natal em nove anos

Aparentemente, começou a retomada da economia brasileira, após quase seis anos de recessão ou crescimento pífio do PIB. É uma excelente notícia, conforme atesta a matéria do Valor. “As vendas de lojistas de shopping centers no Natal subiram 9,5% em relação a 2018, informou ontem a Alshop, associação do setor. É a maior taxa de crescimento desde 2010, quando a alta atingiu 13%, calculou o Valor com base no histórico de dados da pesquisa. Acaba sendo, portanto, também o melhor desempenho comparado aos anos de crise no varejo, de 2014 a 2018 - o pior período da história do segmento no país”, publica hoje o jornal, íntegra da matéria abaixo. Se 2020 não houver crise externa – sempre pode haver – nem turbulência política – também pode acontecer -, o Brasil deve viver um período de desenvolvimento mais intenso, o que é bom para recuperar a meia década perdida.

Aumento de empregos e liberação do FGTS contribuíram
Por Adriana Mattos
As vendas de lojistas de shopping centers no Natal subiram 9,5% em relação a 2018, informou ontem a Alshop, associação do setor. É a maior taxa de crescimento desde 2010, quando a alta atingiu 13%, calculou o Valor com base no histórico de dados da pesquisa. Acaba sendo, portanto, também o melhor desempenho comparado aos anos de crise no varejo, de 2014 a 2018 - o pior período da história do segmento no país.
Os dados são nominais, sem descontar a inflação. Números do comércio em dezembro têm sido acompanhados de perto pelo mercado para verificar se o bom desempenho na “Black Friday”, em novembro, foi algo pontual ou se há uma tendência de retomada na demanda. Segundo grandes varejistas, foi a melhor Black Friday desde a criação da data, em 2011.
“Tem que festejar porque o Natal foi bastante positivo. E a expectativa é que até o dia 31 esse ritmo mais forte se mantenha por causa das vendas pré-réveillon e do período de trocas de produtos”, disse ontem Nabil Sahyoun, presidente da Alshop. O resultado do Natal superou a estimativa da entidade, de elevação de 6% a 6,5%.
“Estimamos um ritmo forte de ofertas e liquidações no começo do ano para que as lojas limpem seus estoques e voltem a fazer novos pedidos à indústria”, diz ele. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) já havia informado a previsão de um melhor Natal em seis anos.
Semanas atrás, o comando das redes Magazine Luiza e Via Varejo (Casas Bahia e Pontofrio) disseram que a já esperada desaceleração nas vendas nas semanas após a Black Friday ocorreram em ritmo menor do que em 2018. As redes cogitavam reforçar os estoques para atender a demanda de dezembro.
A Alshop coleta os dados anualmente com 400 empresas de varejo com 30 mil pontos de venda. Os dados anteriores a 2013 têm base menor de participantes, cerca de 150 empresas. Apesar do número limitado do levantamento (há 5 milhões de lojas no Brasil), a pesquisa inclui grandes redes consideradas “âncoras” nos empreendimentos, com atuação nacional.
As varejistas encaminham à entidade dados do período de 1º a 20 de dezembro. Apesar de não incluir a atividade nas lojas nos dias imediatamente anteriores ao Natal, a Alshop informa que os dados finais sofrem variação pequena após a conclusão do mês.
Para economistas, a retomada da geração de empregos neste ano, a liberação do saldo do FGTS, a queda da taxa de juros da economia em 2019 e a redução da inflação explicam o desempenho do fim do ano. A base mais fraca de comparação também impacta no índice. Em 2018, as vendas subiram a um ritmo menor, de 5,5%.
A associação dos shoppings informa ainda que as vendas do setor em 2019 avançaram 7,5% sobre 2018, atingindo R$ 168,2 bilhões. É o melhor índice desde 2014 - a entidade projetava alta de 5%.
Apesar do momento positivo, economistas reforçam que o aumento nas vendas de forma contínua depende de uma recuperação mais acelerada de postos de trabalho. Entre 2018 e 2019, só metade dos empregos formais perdidos na crise foi recuperada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Mesmo considerado as perspectivas mais animadoras, a retomada de abertura de novos shoppings permanece fora dos planos do setor. Segundo Sahyoun, 12 shoppings foram abertos em 2019, com 1,1 mil lojas inauguradas. É quase o mesmo número de 2018, quando surgiram 13 empreendimentos. Grandes empresas do setor, como Iguatemi e BRMalls, não projetam aceleração de novas aberturas no curto prazo. Esse investimentos demandam altos desembolsos - um shopping de grande porte custa em média R$ 500 milhões.
O foco maior ainda estará na expansão de empreendimentos já em operação e nos que têm espaço para ampliação. A associação estima que devem ser construídos cerca de 30 shoppings nos próximos dois ou três anos. Isso equivale a uma média, já verificada nos últimos anos, entre 10 a 15 por ano.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe