Pular para o conteúdo principal

Ruth de Aquino: o atentado ao humor

Excelente texto sobre o grave episódio envolvendo os humoristas, nesta semana. Publicado na quita, 26/12, no jornal O Globo.

Faz quase cinco anos que a redação do jornal satírico francês Charlie Hebdo sofreu um atentado terrorista que chocou o mundo. Foi um massacre. Com fuzis Kalashnikov, muçulmanos encapuzados mataram doze pessoas, a maioria jornalistas. O motivo foi a publicação de caricaturas consideradas ofensivas à religião islâmica. O cartunista e o editor estavam entre os mortos. Os terroristas saíram gritando: “Vingamos o profeta Maomé”. Era 7 de janeiro de 2015. Eu estava em Paris. Escrevi sobre “a liberdade assassinada”. Fui à manifestação pela paz e contra a intolerância, me juntando, com um lápis em punho, a cerca de um milhão e meio de pessoas.
Agora estou no Rio de Janeiro. Impossível não lembrar Charlie Hebdo ao ler sobre o suposto atentado com coquetéis molotov à sede do Porta dos Fundos. O motivo seria o especial de Natal dos humoristas, que exibe um Jesus Cristo gay. Um vídeo nas redes sociais ateia mais fogo à polêmica. Mostra o momento do ataque. Um grupo autodenominado integralista assume a autoria. A Polícia Civil descarta "terror" e chama de "explosão". A Frente Integralista Brasileira (FIB) nega relação com o grupo e desconfia que as imagens tenham sido forjadas. O integralismo é um movimento de extrema-direita criado em 1932, que voltou a ganhar força recentemente. No vídeo divulgado, um manifesto é aparentemente lido com voz distorcida por um encapuzado, ladeado por dois companheiros.
“Nós, do Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira, reivindicamos a ação direta revolucionária que buscou justiçar os anseios de todo povo brasileiro contra a atitude blasfema, burguesa e antipatriótica que o grupo de militantes marxistas culturais Porta dos Fundos tomou quando produziu seu especial de Natal a mando da megacorporação bilionária Netflix, deixando claro para todo o povo brasileiro, mais uma vez, como o grande capital anda de mãos dadas com os ditos socialistas”(...) “O Porta dos Fundos resolveu fazer um ataque direto contra a fé do povo brasileiro se escondendo atrás do véu da liberdade de expressão”.
À primeira vista, olho o vídeo torcendo para que seja um “deep, super deep fake”. Uma montagem tosca. Aos poucos, começo até a levar a sério, porque só poderia terminar assim um ano dominado pela arminha na mão, pelo recente indulto presidencial a criminosos de farda, pelas queimadas na Amazônia e assassinatos de índios, pelo lixo verborrágico de Bolsonaro e seus filhos, pela arma na cabecinha do governador Witzel e pela ausência acachapante de um prefeito no Rio de Janeiro.
Um ano depois do atentado ao Charlie Hebdo, o redator-chefe do jornal, Gérard Biard, disse ao jornal El País: “Estamos diante de novas formas de totalitarismo no século XXI, baseado em dogmas religiosos. Eu, que sou de origem italiana, rejeito a palavra ‘fascismo’ porque tem muitas conotações em um contexto histórico. ‘Totalitarismo’ me parece mais adequado e a palavra abrange muito mais do que o stalinismo e os fascismos do século XX”.
Humor tem limites? O humor satiriza tudo – do laico ao sagrado, do presidente ao operário, do rico ao pobre. Se alguém se sentir pessoalmente ofendido, que recorra à Justiça. Uma caricatura em desenho ou vídeo pode ser contestada, criticada. Mas atacada a bomba? Meses após o massacre no Charlie Hebdo, Drauzio Varella perguntou a Gregório Duvivier se para ele havia um tabu no humor. “O Islã”, respondeu. Todo mundo riu. Mas não há graça na morte.
O especial do Porta dos Fundos estreou na Netflix no início de dezembro. A sátira já traz na sinopse que é “um especial de Natal tão errado que só podia ser do Porta dos Fundos”. Achei chato. Não consegui ver até o fim. Não faz jus ao humor que consagrou o canal. Gregório Duvivier interpreta Jesus Cristo, que aparece com um namorado em sua festa de 30 anos, após 40 dias de jejum no deserto. Porchat e Duvivier dizem que o ataque à sede da produtora foi a expressão máxima da homofobia. Será? Esse episódio não se compara, em gravidade, ao atentado de Paris. Mas é um alerta contra a intolerância. Contra o fundamentalismo que está aí na nossa cara. O que aconteceu com o Porta dos Fundos foi um vandalismo barato ou um atentado ao humor e à liberdade de expressão?
Caso seja comprovada a existência de um grupo que explode casas em nome de Deus, da pátria e da família, ou em nome de qualquer outra coisa, precisamos de uma atitude rigorosa do Estado brasileiro. Quando o humor e o diálogo são substituídos pelo ódio, é nisso aí que dá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe