Pular para o conteúdo principal

Clint Eastwood altera uma história real de forma machista

Texto mara, vale ler!

PABLO XIMÉNEZ DE SANDOVAL
Los Angeles - 12 DEC 2019 - 17:03 BRT
Há preconceitos sobre as mulheres, preconceitos sobre jornalistas e preconceitos sobre as mulheres jornalistas. Clint Eastwood parece cair em todos eles em seu novo filme, Richard Jewell, que estreia nesta sexta-feira nos EUA e ainda não tem data de estreia no Brasil. Pelo menos é o que considera um jornal de Atlanta, o Atlanta Journal-Constitution (AJC), que protestou contra Eastwood e a Warner Bros em defesa de uma de suas jornalistas, que aparece de modo negativo no filme baseado em fatos ocorridos mais de duas décadas atrás. A polêmica surge em uma Hollywood transformada nos últimos dois anos pelo movimento feminista Me Too.
Richard Jewell foi um personagem muito conhecido nos Estados Unidos durante alguns meses de 1996. Trabalhava como segurança nas Olimpíadas de Atlanta. Um dia, observou uma mochila suspeita e chamou a polícia. Era um explosivo. Jewell ajudou a esvaziar o complexo rapidamente. Embora a bomba tenha explodido e matado uma mulher, sua intervenção salvou muitas pessoas. No entanto, alguns dias depois ele começou a ser investigado como suspeito, o que teve graves consequências para sua reputação e a recordação que se tem daquele incidente. Jewell nunca foi indiciado. O verdadeiro assassino confessou em 2003 e está cumprindo sentença de prisão perpétua. O roteiro do filme, escrito por Billy Ray, é baseado em artigos da época sobre o calvário de Jewell na opinião pública e em um novo livro sobre o caso.
O filme dá um papel fundamental a Kathy Scruggs, a repórter do jornal Atlanta Journal-Constitution (AJC) que obteve o furo de que o FBI estava investigando Jewell como suspeito. A cobertura jornalística dessa investigação teve repercussão nacional e afundou Jewell, que até então era o herói dos Jogos. O filme assume que Scruggs obteve aquelas informações em troca de sexo com o agente que investigava o caso. Scruggs não pode se defender. Morreu em 2001 de uma overdose de analgésicos, aos 42 anos.
Na segunda-feira passada, a AJC e a editora Cox Enterprises enviaram por meio de seus advogados uma carta à Warner Bros, Clint Eastwood e Billy Ray, protestando que “a versão de Scruggs no filme, interpretada por Olivia Wilde, a apresenta como alguém que recorre a relações ilícitas para obter informações". “A repórter da AJC é reduzida a um objeto que se vende por sexo”, diz a carta, acrescentando que o filme dá a impressão de que o jornal aceita que o sexo seja oferecido em troca de reportagens. “Isso é totalmente falso e malicioso, e extremamente prejudicial e difamatório.” A editora e o jornal exigem que a Warner Bros reconheça publicamente que “alguns fatos são imaginados com uma intenção dramática” e que, ao representar certos fatos e personagens foram tomadas “licenças artísticas”. A carta também exige que se coloque uma advertência aos espectadores sobre isso.
O personagem da repórter que dorme com sua fonte não é incomum em Hollywood. O exemplo mais recente é House of Cards. As razões pelas quais os roteiristas acham fácil presumir que jovens repórteres podem obter sucesso com sexo e as razões pelas quais o público acredita nisso são temas para outro debate. Mas o fato é que Eastwood e Ray decidiram fazer essa suposição com uma pessoa real, que, além do mais, não pode se defender. Donald Johnson, o agente do FBI que teria sido a fonte de Scruggs, também não pode dar sua versão. Morreu em 2003.
A Warner Bros respondeu na segunda-feira mesmo com uma declaração na qual defende o filme. "O roteiro se baseia em muito material altamente confiável", diz o comunicado citado pela Variety. “É triste que o Atlanta Journal-Constitution, que fez parte do julgamento apressado contra Jewell, agora tente prejudicar nossos cineastas e nosso elenco. Richard Jewell se concentra na verdadeira vítima, procura contar sua história, confirmar sua inocência e restaurar seu bom nome.” A empresa não entra no ponto-chave da disputa, que não é a inocência de Jewell, mas, sim, o preconceito sobre o trabalho de Scruggs.
Aos 89 anos, Eastwood vem dedicando os anos recentes de sua carreira a fazer filmes em homenagem a heróis comuns. Seus personagens favoritos são pessoas simples a quem o destino coloca em circunstâncias extremas onde dão o melhor de si e, simplesmente fazendo o que sabem fazer, se arriscam pelos outros. Filmes como Sully: o Herói do Rio Hudson, 15:17 – Trem para Paris e Sniper Americano são tributos a pessoas reais com histórias extraordinárias publicadas nos jornais. Com Richard Jewell ele volta a esse tema. "Gostaria que lhe dedicassem uma rua”, disse Eastwood sobre Jewell no American Film Festival no final de novembro. “Ele merece isso e muito mais.”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe